sexta-feira, 4 de julho de 2014

Escada Caracol...

Para otimizar o espaço da sala de jantar onde teremos uma escada para subir para o mezanino, optamos pela escada Caracol....
As principais estruturas são as de aço, madeira, ferro e concreto. Sendo que a de aço inoxidável é a mais cara e a de concreto, a mais barata, porém ainda não decidimos qual estrutura iremos utilizar, a tendência é de dar um ar bem leve à escada, para o ambiente não ficar muito pesado....a exemplo este modelo abaixo...adorei:



Informações importante da Escada Caracol:
Uma faixa de ergonomia possível e recomendável é altura de um degrau para o outro de 17 a 19 cm (espelho da escada). A largura acima de 80 cm é considerada bem confortável. E a largura da pisada indicada é a partir de 25 cm. 
O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 m e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 m, ou seja um diâmetro consideravelmente pequeno.

Vejamos mais alguns modelos:


Um outro tipo de escada que chamou bastante minha atenção nas pesquisas é a escada Santos Dumond.
 A escada tipo Santos Dumont é basicamente uma escada reta de inclinação acentuada. Para melhorar a ergonomia do usuário, os degraus são recortados ora à direita, ora à esquerda. Assim, apesar da inclinação, o movimento para acessar o degrau subsequente é facilitado pela reentrância do degrau anterior. Esse tipo de escada é particularmente útil em locais onde o trânsito de pessoas é pequeno ou, ainda, onde o espaço é muito restrito. Como o objetivo primeiro desse modelo é economizar espaço, a escada tipo Santos Dumont é geralmente concebida estreita, com largura não superior a 75 centímetros. Larguras entre 60 e 70 centímetros são mais comuns, muito bacana conforme fotos abaixo:



Bem diferente de nossas escadas convencionais!!

Algumas informações e fotos retiradas do site Só Escadas http://www.soescadas.com.br/


4 comentários:

  1. oi Cris, encontrei hoje o seu blog e vou estar te acompanhando, adoro uma obra rsrs. Tb estou construindo a minha casa. Estou na minha 3ª terceira construção., Na verdade as outras 2 casas eu administrei a oba para um amigo meu e agora essa 3ª casa é a minha casa mesmo. Estou na fase dos acabamentos e confesso que mal vejo a hora de tudo estar acabado rsrs. Um grande abraço
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sônia!!!! Vc já esta expert no assunto então hein....Adorei seu blog e seu projeto, Parabéns...realmente será uma casa linda e perfeita...estarei acompanhando tdo lá viu rs...
      Fique com Deus.
      Bjs Cris Guerra

      Excluir
  2. Sua casa é linda, adorei! Eu adoro escadas de madeira... acho atemporal! dá uma olhada nesse blog - https://diasadois.wordpress.com/2010/08/15/escada-de-madeira-nos-temos/ - porém a deles não é caracol, mas dá pra se inspirar, bjs.

    http://reformandonossolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!!! Obrigada pela dica viu, adorei os modelos e tbem adoro tudo que é de madeira...esquadrias.....escadas, é muito lindo né! Ainda não decidi se faço tdo de madeira (como é na minha casa atual) ou se irei partir para outro tipo de material...mas me inspirei bastante!! Obrigada pela visita tbem, já passei no seu blog e estou seguindo, adorei o porcelanato que vc escolheu...Perfeito!!! Bjs fique com Deus

      Excluir